SLIDER
12/09/2017 às 10:18:27

Trabalho da Guarda Municipal resulta no aumento de prisões em 2017

Efetivo municipal é maior que da Polícia Militar

1

Em oito meses, o número de prisões realizadas pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú já é 10% maior que o registrado em todo ano passado. Até o final de agosto foram 759 prisões, sendo 685 durante todo ano de 2016. Os dados da Secretaria de Segurança mostram uma melhora na atuação da Guarda Municipal e são resultados do patrulhamento constante nas ruas do município.

“Hoje temos guarnições em todas as áreas da cidade. São 140 Gms, que divididos em escalas de trabalho, saíram das bases fixas e foram para as ruas. Circulando pelos bairros da cidade os guardas conseguem fazer mais abordagens a pessoas com atitudes suspeitas. Com isso, acabam encontrando mais foragidos da justiça, por exemplo, o que faz aumentar o número de prisões. Nas ruas, os guardas atendem mais ocorrências e conseguem coibir o crime. Por isso, quando falamos que o número de prisões aumentou 10% não significa que a criminalidade aumentou, mas sim que a Guarda Municipal está mais atuante, está prendendo mais e garantindo a segurança da população”, falou o secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira.

Segundo o secretário, o programa capacitação continuada que os guardas municipais estão participando desde o início do ano, também contribui com a melhora nos índices de atuação. “Os GMs participam de treinos para as mais adversas situações de segurança. Queremos nos tornar a força de segurança convencional mais bem preparada do Brasil”, finalizou Castanheira.

Em oito meses houve aumento na atuação da Guarda Municipal em todos os tipos de ocorrência, foram 139 prisões ou conduções por posses de entorpecentes (aumento de 124%); 102 por furtos (aumento de 96%); 88 mandados de prisão cumpridos (aumento de 500%); 56 por tráficos de drogas (aumento de 107%); 10 apreensões de armas de fogo (aumento de 150%); e 38 veículos recuperados com registro de roubos e furtos, o equivalente ao ano passado.

O mês de fevereiro de 2017, devido a grande movimentação do verão e do carnaval, foi o que teve o maior número de prisões, totalizando 121. Em todos os meses, o final de semana é quando são atendidas mais ocorrências. Neste ano, foram 115 prisões e conduções realizadas na sexta-feira; 123 no sábado e 129 domingo.

Pela Central 153 foram geradas 18.736 ocorrências. As mesmas são verificadas pela Guarda Municipal, Guarda Ambiental e Grupo de Operações Preventivas (GOP).

Comentários